top of page

A marca da sua empresa atrai bons clientes e colaboradores?

Daniele Trechau

Jul 30, 2024

A marca da sua empresa atrai bons clientes e colaboradores?


Pesquisa da Michael Page com mais de 4.500 candidatos


 Três fatores que são mais importantes ao escolher um empregador:


1.      Funções no trabalho

2.      Remuneração

3.      Reputação da Organização

 

Apenas 6% dos candidatos usam exclusivamente as informações divulgadas no processo seletivo ao decidir sobre o aceite do emprego, mostrando que as pessoas têm buscado diversas fontes para escolher onde vão trabalhar.

 

 https://gptw.com.br/conteudo/artigos/employer-branding/

 

Pesquisa da Page Talent

 

55% dos candidatos leva em consideração a marca do empregador ao procurar por uma vaga

 

https://gptw.com.br/conteudo/artigos/employer-branding/

 

Você já ouviu falar em Employer Branding ou, Marca empregadora?

 

Conceito: É na essência uma forma estratégica e estruturada de olhar a relação das pessoas com a empresa como empregadora como uma possibilidade de lugar de trabalho até depois que elas deixam a organização.

Fonte: Employer Branding: Conceitos, modelos e prática – Viviane Mansi, Bruna G. Mascarenhas

 

De maneira mais simples, Employer Branding é:

 

É o que faz uma pessoa desejar trabalhar numa empresa e é também o que faz a pessoa querer continuar a trabalhar na empresa.

 

A marca da sua empresa existe, quer você cuide dela atualmente ou não.

 

Benefícios para a empresa:

 

1.      Coloca o recrutamento e a seleção no centro das estratégias da empresa;

2.      Cria diferenciais competitivos em relação à outras empresas;

3.      Atrai pessoas mais conectadas com os valores da organização (maior fit cultural).

 

Benefícios para os colaboradores:


1.      Garante um alinhamento do por quê as pessoas vão trabalhar na empresa;

2.      Aproxima a cultura da empresa dos novos candidatos;

3.      Envolve os candidatos com aspectos emocionais e racionais da marca.

 

Conceitos complementares

 

Employee Experience (Experiência do colaborador)

por Roberto Madruga

 

Employee Experience não é uma filosofia, tampouco uma iniciativa isolada. É uma metodologia multidisciplinar com o objetivo de tornar as experiências dos colaboradores positivas ao longo da sua jornada na empresa, alterando definitivamente o jeito de ser dessa organização e proporcionando engajamento e alta performance para essas pessoas. O Employee Experience, é atualmente o principal motor de transformação e inovação dos modelos e processos de Gestão de Pessoas.”




Cultura Organizacional

É o jeito de ser e agir de uma empresa que pode ser modelado pelos estímulos emanados da liderança, comportamentos refletidos por ela e estratégia de Gestão de pessoas bem conduzidas.  A Cultura Organizacional é o somatório dos valores compartilhados pelos colaboradores durante a jornada de experiências na empresa, o que dá origem ao DNA organizacional.

 

Definição de cultura por Denise Lee Yohn:

"Cultura pode ser definida como as formas em que as pessoas na organização se comportam e as atitudes e crenças que informam esses comportamentos.”

A cultura está entre as principais alavancas de gestores e organizações para a manutenção de sua viabilidade e efetividade. Ela expressa objetivos por meio de valores e crenças, e orienta ações por meio de pressupostos e normas do grupo.

Líderes de uma organização podem moldar cultura, de forma consciente ou inconsciente. Atuar ativamente sobre a cultura requer consciência da cultura praticada, para que assim possa ser alinhada aos objetivos estratégicos da organização.

 

Fit Cultural

É o grau de ajustamento entre os valores, crenças e atitudes dos colaboradores que refletem no quanto são capazes de se adaptar à cultura da empresa e a maneira de esta atender o seu mercado.  É quando o jeito da empresa e o jeito do colaborador combinam, ou seja, dá “match”.

 

Valores Organizacionais

Formam a base da Cultura Organizacional e estão a todo momento na mente dos gestores e colaboradores mesmo que eles não percebam isto diretamente. Os Valores Organizacionais são compartilhados pois as pessoas convivem, se comunicam e se relacionam continuamente com base neles.

Importante destacar que os Valores Organizacionais nem sempre são aqueles que estão no site da empresa, estes são os valores aspiracionais. Os valores praticados são aqueles internos exercidos junto aos colaboradores e, portanto, amplamente pronunciados dentro das organizações.

 

Engajamento

É o resultado da implantação de projetos estruturantes de Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional com sua prática diária, proporcionando que os indivíduos deem o melhor de si, unindo valores e interesses pessoais com os objetivos e valores organizacionais.  Para alcançar o engajamento a empresa precisa dispor de práticas de desenvolvimento e incentivos para o time e por parte dos colaboradores, ter as competências, habilidades, atitudes e resultados (C.H.A.R).


Rio de Janeiro

São Paulo

Marca primUP

(21) 96682-0721

(11) 98444-4484

  • LinkedIn

Fique por dentro,
junte-se à nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

bottom of page